plastico na construcao
Tipos, Aplicações e Propriedades dos Plásticos
O plástico é um material orgânico polimérico sintético, que por suas propriedades químicas e características tecnológicas, constitui uma massa altamente maleável, moldada através do emprego de força, calor e reações químicas, possibilitando a criação de diversos componentes utilizados na construção civil.
Os principais tipos de plástico utilizados para esse fim são:
Poliuretano
Poliestireno
PVC
Policarbonato
Poliuretano
Obtido através da derivação do petróleo pelo gás metano, o poliuretano (denominado pela sigla PU) é um material altamente moldável e por esse motivo é amplamente utilizado na construção civil nas formas de espuma rígida ou flexível, adesivo de alto desempenho, em fibras, selantes, vedações, peças de plástico rígido, caixas d’água, tintas, dentre outras.
A principal característica na utilização desse tipo de material é a sua facilidade de instalação. Por exemplo, as peças de poliuretano são projetadas para o perfeito encaixe e que muitas das vezes podem ser coladas através de uma cola acrílica, solúvel em água.
Poliestireno
A derivação do petróleo feita pelo gás estireno produz um plástico denominado poliestireno. Muito conhecido por Isopor, esse tipo de plástico é muito utilizado em embalagens, mas na construção civil ele produz peças como sancas e molduras, que apesar de não poderem ser muito trabalhadas, detalhadas, elas geralmente são uma solução mais barata do que o gesso, com uma vantagem na facilidade de instalação.
Por ser um material leve e isolante, o EPS, sigla internacional do poliestireno expandido, tem sido muito utilizado na construção de lajes nervuradas, reduzindo o consumo de ferragem e concreto.
Policloreto de Vinila – PVC
Feito a partir do cloro e do etileno, derivado do petróleo, o PVC dispensa pintura, impermeabilização ou lixamento. Possui uma longa vida útil, excelentes propriedades mecânicas, resistente à umidade aos raios