Plástico na Construção Civil
O plástico serve de matéria prima para a fabricação de diversos produtos.
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos,sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo.1 Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petrodoicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
São divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Termopl%C3%A1stico" \o "Termoplástico" termoplásticos etermorrígidos.
HISTÓRIA
A designação "plástico" origina-se do grego plassein e exprime a característica dos materiais quanto a moldabilidade (mudança de forma física). Adota-se este termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas.
O primeiro acontecimento que levou à descoberta dos plásticos foi o desenvolvimento do sistema de vulcanização, por Charles Goodyear, em 1839, adicionando enxofre àborracha bruta. A borracha tornava-se mais resistente ao calor.
O segundo passo foi a criação do HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nitroceluloide&action=edit&redlink=1" \o "Nitroceluloide (página não existe)" nitroceluloide, em HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/1846" \o "1846"1846 por Christian