Plastico - Construções
Podemos considerar como plástico os materiais artificiais formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e outros elementos orgânicos e inorgânicos, que, embora sólidos em seu estado final, em alguma fase de sua fabricação, apresentam-se sob condição liquida, podendo então, ser moldado nas formas desejadas. È importante destacar o termo “artificial”, pois, poderíamos considerar o aço, o vidro, a borracha e outros materiais como plástico, sendo os mesmo passiveis de moldagem em determinada fase de fabricação.
Existem vários processos para obtenção da forma desejada, como: moldagem por compressão, por transferência, por injeção, por extrusão, etc. Todos os métodos baseiam-se sempre na aplicação de calor e pressão, sejam juntos ou independentes.
Fabricação dos plásticos
As matérias primas básicas para a produção de plástico podem ser de origem vegetal, mineral, ou ate mesmo animal, como nitrogênio, petróleo, calcário, cloreto de sódio, areia, carvão, material vegetal, leite, entre outros.
Esta matéria prima básica irá passar por uma transformação, tornando-se, com isso, uma matéria prima intermediaria. A partir dela (derivados),obtêm-se os monômeros, os quais irão formar, por adição ou condensação, os polímeros (monômeros iguais) ou os copolímeros(monômeros desiguais).
Propriedades dos plásticos
Os plásticos possuem propriedades que diferem muito de outros materiais utilizados em construções civis. Possuem densidade variando entre 0,92 e 2,70. Sua dureza é inferior à dos metais, enquanto que a absorção de água varia entre 0 e 14%. Apresentam condutibilidade térmica mais baixa que dos metais. Seu poder de dilatação térmica é bastante variável. O modulo de elasticidade é baixo em relação aos metais, porem aproxima-se ao da madeira.Os materiais plásticos apresentam características de resistência mecânicas muito diversas. A resistência ao impacto é bastante divergente.
Vantagens e Desvantagens