Plantio direto
O sistema de cultivo mínimo é uma forma não convencional de preparo do solo para receber mudas ou semente de uma determinada cultura. Consiste do preparo do solo e plantio ao mesmo tempo, em um menor número de operações possível. É um sistema intermediário de plantio, entre o convencional e o direto, mas que não atende a um dos três princípios básicos do plantio direto que é o revolvimento do solo.
A plicultura tem como vantagem promover maior estabilidade da produção, melhorar a utilização da terra, melhorar a exploração da água e nutrientes, melhorar a utilização da força de trabalho, aumentar a eficiência no controle de ervas daninhas, aumentar a proteção do solo contra erosão e disponibilizar mais de uma fonte alimentar e de renda. As culturas que serão consorciadas ou os sistemas que serão utilizados pelo produtor são determinados pelos aspectos econômicos regional e pelas próprias atividades produtivas na propriedade.
Rotação de culturas é uma prática que ajuda a preservar a fertilidade dos solos cultivados. A área é dividida em glebas menores, nas quais são cultivadas espécies diferentes de plantas, e a cada ano na área que se cultivou uma espécie, cultiva-se outra, fazendo assim um rodízio, ou seja, se uma planta que necessita de muito ferro é