plantas
A secreção sebácea é uma mistura de lipídios que contém triglicerídeos, ácidos graxos livres, colesterol e ésteres de colesterol. Sua liberação vai depender da velocidade de reprodução das células que compõem os alvéolos secretores, sendo que este mecanismo é controlado pelo hormônio andrógeno. Este é um hormônio tipicamente masculino, mas está presente em ambos os sexos. São produzidas em maior quantidade pelos testículos, mas também são elaborados pelas glândulas adrenais.
A produção de sebo nos recém-nascidos é muito grande, devido à influência dos andrógenos provenientes do organismo da mãe antes de seu nascimento. Ao passo que este hormônio sofre o metabolismo do organismo, sua produção é reduzida, sendo mantida constante durante a infância. Ao chegar à puberdade, a atividade secretora desta glândula aumenta, pois nesta etapa da vida ela passa a ser estimulada pelos hormônios sexuais. Nos idosos, esta produção é diminuída, pois neles, as glândulas passam a ter uma baixa resposta às influências hormonais.
Rubiace, da ordem Gentianales, é a quarta maior família pertencente às angiospermas e compreende cerca de 637 gêneros e 10.700 espécies que podem ser encontradas nos substratos Aquáticos, Rupícola e Terrícola e seus representantes possuem a forma de vida como Arbusto, Árvore, Erva, Liana e Subarbusto. Sua distribuição é feita na maioria das vezes em regiões tropicais e subtropicais, mas também pode