plantas nativas rio grande
ARQUITETURA E URBANISMO – FAUrb
PROJETO DE PAISAGISMO
ALUNOS: Fernando Minetto
PROF.(A): Ana Paula Neto de Faria
12/09/2014
Nomes populares: Camarão-amarelo, Camarão e Planta-camarão.
Nome científico: Pachystachys lutea
Dados sobre a planta: Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão-amarelo é uma planta muito vistosa. No paisagismo é indicada para bordaduras e para atrair beija-flores.
No entanto pode ser plantada em vasos com um efeito interessante. A poda e a fertilização anual são imprescindíveis para garantir uma floração majestosa. Vai bem a meia-sombra e a pleno sol. Seu substrato deve estar sempre úmido.
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Altura: 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Imagens da planta:
- Fontes consultadas: http://toptropicals.com/catalog/uid/pachystachys_lutea.htm http://www.jardineiro.net/plantas/camarao-amarelo-pachystachys-lutea.html http://www.paisagismodigital.com/port/item.aspx?id=100033-Pachystachys-lutea Nomes populares: Coelogyne, Branca-de-neve, Orquídea-branca e Orquídea-anjo.
Nome científico: Coelogyne cristata
Dados sobre a planta: Ela possui belas flores, franjadas, com pétalas e sépalas de uma brancura imaculada, e um mancha amarelo ouro no labelo. Floresce no final do inverno e início da primavera.
Deve ser cultivada sob luz difusa, em substrato próprio para epífitas, ou seja, de material poroso, leve, drenável e com boa capacidade de retenção de água e nutrientes. A irrigação deve ser frequente, de forma que o substrato permaneça úmido, sem nunca encharcar.
Fertilize semestralmente, na primavera e no outono, com fertilizantes próprios para orquídeas e de liberação lenta. Em locais com inverno frio, é interessante permitir-lhe um pouco de luz solar direta nesta estação, preferencialmente pela manhã ou à tardinha. Em orquidários, o ideal é