Florestas nativas
ESTUDO SOBRE PROJETO AMBIENTAL
FLORESTAS NATIVAS
Ituiutaba, MG
2012
ESTUDO SOBRE PROJETO AMBIENTAL
FLORESTAS NATIVAS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da FEIT-UEMG – Fundação Educacional de Ituiutaba, para a disciplina Estudo sobre Projeto Ambiental como requisito parcial para aprovação.
Orientador: Sonone Luiz
Ituiutaba, MG
2012
SUMARIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. FLORESTAS NATIVAS 5 2.1. FLORESTAS NACIONAIS 6 2.2. PRINCIPAIS FLORESTAS NACIONAIS DO PAÍS 6 3. FLORESTA PRIMARIA 7 4. FLORESTAS SECUNDÁRIAS 8 5. FLORESTAS URBANAS 9 6. EXPLORAÇÃO ECONOMICA DE FLORESTAS NATIVAS 11 7. CONCLUSÃO 12
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país florestal, abrigando cerca de 5,5 milhões de km2 de florestas (65% do seu território), o que representa aproximadamente 10% do total das florestas do mundo. Desse total 60% são florestas tropicais e estão situadas na Amazônia Legal. Os Cerrados totalizam 34% das florestas do Brasil enquanto as Matas de Caatinga somam 4% das florestas do país. Finalmente, as florestas remanescentes na Mata Atlântica representam menos de 2% das florestas do Brasil.
Em geral, a exploração das florestas nativas tem sido realizada de forma largamente predatória.
2. FLORESTAS NATIVAS
Segundo FISCHER, 1987, floresta nativa é a somatória de indivíduos que vivem em relativo equilíbrio e competitividade permanente, dentro de um determinado ecossistema,resultado da interação genética e ecológica que atua sobre as espécies durante milhões de anos.
Uma floresta nativa é, portanto, o resultado de um trabalho de milhões de anos, da natureza, onde competem permanentemente sob Leis Naturais, micro e macro seres, compondo a cadeia alimentar e energética.
Quando esse equilíbrio é rompido, pelo desaparecimento de um ser vivo ave, inseto, fungo, bactéria, alga, ou um vegetal superior, mesmo por fatores físicos naturais, a floresta sofre perdas e imediatamente começa o