Plantas medicinais
Você já ouviu falar sobre plantas medicinas? O que elas são? Para que servem?
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura. Geralmente é aquele chá que sua avó, mãe ou tia te obriga a beber (que na grande maioria é ruim) quando você esta doente. Apesar de parecer ótimo para tudo tem que temos que ter cuidado ao digerirmos esses ‘‘medicamentos naturais’’, pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas.
Neste trabalho irei dar alguns exemplos de plantas medicinais e dizer para que servem.
Alcaçuz
Planta fortemente adocicada conhecida há mais de três mil anos na Europa e na Ásia. Com seu sabor cerca de 15 vezes mais doce do que a cana, ela é usada há milênios tanto para combater aquela coceirinha na garganta que acompanha uma crise de tosse quanto pelos efeitos contra úlceras gástricas.
Nome científico: Glycyrrhiza glabra
Nomes populares: Alcaçuz-da-Europa, madeira-doce, licorice, raiz-doce.
Fins medicinais: É usado contra problemas pulmonares, como tosses, por ser antisséptico e anti-inflamatório. Para completar, pesquisas sugerem sua aplicação nos casos de reações alérgicas, bronquite e artrite.
Como usar: Use três gramas (1 ½ colher de sopa) da raiz seca do alcaçuz, cortada em pedaços pequenos. Esquente água para uma xícara de chá. Desligue o fogo antes de atingir a fervura. Deixe a raiz na água durante 15 minutos. Faça essa decocção duas vezes ao dia e beba antes das refeições.
Atenção! A dose máxima de alcaçuz é de 6 g ao dia - ou corre-se o risco de a pressão sanguínea subir. A espécie é proibida para quem tem problemas cardíacos, é hipertenso ou gestante.
Babosa
A famosa Aloe vera entra na composição de vários xampus e cremes feitos com a polpa branca de suas folhas. Tudo graças a uma dupla de princípios ativos, aloeferon e antraquinona. Enquanto o primeiro age na multiplicação celular e acelera a cicatrização, o outro funciona