Plantas Forrageiras
ESPIRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA
FILIPE HENRIQUE
HEZEKIAS COUTINHO
HIGOR VIANA LOPES
MATHEUS CARNEIRO TINOCO
TRABALHO DE ZOOTECNIA
Colatina
2010
FILIPE HENRIQUE DE PAULA RODRIGUES HEZEKIAS COUTINHO CASTRO CORREA
HIGOR VIANA LOPES
MATHEUS CARNEIRO TINOCO
TRABALHO DE ZOOTECNIA
Trabalho apresentado à disciplina de Produçao Animal do curso técnico em zootecnia do Instituto federal do Espirito Santo,como requisito parcial para avaliação.
Professor Roberto Fermo
Colatina
2010
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre Tétano.
Tétano
É uma doença infecciosa, não contagiosa, altamente fatal, causada pela toxina de uma bactéria, que entra no organismo através de uma lesão prévia. É caracterizada por rigidez muscular (tetania), podendo levar à morte por parada respiratória ou convulsões.
A doença é causada por uma bactéria ciliada denominada Clostridium tetani. O germe penetrando a través de um ferimento ou solução de continuidade da pele em um organismo animal suscetível, ali permanece aguardando o momento que pela cicatrização venha o ferimento se fechar, criando então ambiente de anaerobiose, ou seja, com ausência de oxigênio, para se transformar em sua forma vegetativa. É então nesta última forma que tem inicio a secreção de potente toxina pelo germe, sendo essa toxina a responsável pelo desencadeamento dos sintomas da doença, toxina essa denominada Tetânica. Acomete todos os animais de sangue quente, inclusive o homem. Pelo fato da doença, na maior parte dos casos, serem causada por contaminação de ferimentos (na pele e nas mucosas) por terra, é também chamada de “Doença Telúrica”, ou seja, originária da terra.
Os sintomas da doença após