Plantas Aromáticas e Condimentares
CURSO DE FARMÁCIA 3ºS/2011
Bruna Stefany Binatti RA: 10.4541-8
Luciene Belissimo RA: 10.4504-6
Thais de Almeida Vidal Henriques e Silva RA: 10.0108-0
Plantas aromáticas e condimentares - Orégano
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Farmacobotânica do curso de Farmácia, 3° Semestre, período noturno da Universidade Metodista de Piracicaba, ministrado pela Professora: Patrícia Correa Dias.
Piracicaba
2011
Plantas aromáticas e condimentares – Orégano
1 Introdução sobre plantas aromáticas
As plantas aromáticas, através de diferentes rotas metabólicas, sintetizam grupos de princípios ativos. Entre estes grupos estão os óleos essenciais, substâncias orgânicas voláteis, formados por uma mistura de componentes. Estes óleos encontram-se em diferentes partes das plantas, principalmente nas folhas, flores, raízes, e estruturas especializadas, como nos tricomas glandulares e nas bolsas secretoras (USP, [200-]).
A maioria dos óleos essenciais possui aroma agradável, e as suas propriedades são variadas: antivirótica, antiespasmódica, analgésica, bactericida, cicatrizante, expectorante, relaxante, vermífuga, entre outras (USP, [200-]).
Além dos vários benefícios citados, as plantas aromáticas podem gerar renda na pequena propriedade rural, mas sua comercialização requer produtos com alta qualidade e constância no fornecimento aos interessados. É importante citar que a produção deve estar dentro de uma visão agroecológica para que as plantas produzidas sejam ricas em seus princípios ativos e não contaminadas por agrotóxicos (USP, [200-]).
A manjerona e o orégano se consagraram como aromatizantes e flavorizantes de alimentos, bebidas, medicamentos, sendo posteriormente descobertas propriedades aromatizantes empregadas em perfumaria (USP, [200-])
Para fins condimentares e medicinais são usados os ramos e as folhas ainda verdes ou, mais raramente, dessecados. Para uso em