Avis
Açafrão
- Originário da Ásia, o açafrão é obtido dos pistilos de uma planta e enriquece os pratos com sua cor e sabor característicos. O açafrão pode ser usado em pratos à base de arroz, como nos risotos italianos ou na maravilhosa paella valenciana. Enriquece também massas, carnes brancas, sopas e até pães. Na Índia é ingrediente indispensável no preparo do caril. Em sobremesas pode ser incluído no preparo de arroz-doce, pudins à base de semolina e em muffins.
Alecrim
- Originário da Europa Central, o alecrim sempre foi muito apreciado pelas suas virtudes aromáticas e medicinais. Erva de sabor acentuado, a ser usada com discrição em assados, aves, e caça. Aroma fresco, dá sabor a aves, a molhos, sopas, frutos do mar, carnes, patês, batatas, couve-flor, pães, sumos e saladas de frutas. O alecrim é um excelente aromatizante de carnes assadas.
Anis Estrelado
- Originário da Ásia Oriental, o anis quando seco possui uma cor castanha e um sabor picante. É utilizado como condimento o caule, as raízes e as sementes do anis, além de seu óleo essencial. É utilizado nos pratos chineses clássicos e tem um sabor adocicado, mas algo picante. Utilizar em peixe estufado e purés. O aroma e o sabor das sementes do anis-estrelado são semelhantes aos das sementes de erva-doce, embora mais fortes. O anis-estrelado é bastante usado na cozinha chinesa e vietnamita para aromatizar carne de porco e pato, e no tempero de sopas à base de carne. No Ocidente, é usado em doces, biscoitos e no preparo de licores, como o Anisete e o Absinto. As sementes podem ser usadas em tortas, peixes, ensopados, queijos, massas e doces.
Canela
- Conhecida como canela-do-ceilão, é nativa do Sri Lanka (antigo Ceilão). Próxima da canela-do-ceilão, temos a canela-da-china, possui um sabor e um aroma mais intenso e menos delicado. Na cozinha mediterrânea não falta nos molhos de tomate e à bolonhesa. É também utilizada no preparo de pães, biscoitos doces, bolos, tortas, cremes, frutas