PLANTA
Nome Completo:Sidney De Lima Sousa
RA:6833484624
E-mail:sidneyneymt@hotmail.com
Data:24/11/2013
Curso:Ciências contábeis
Série:2°
Relatório e/ou Comprovante da Atividade Desenvolvida
A história é narrada na terceira pessoa, por um narrador onisciente. O livro se passa em dois tempos, o primeiro é no século XIX, em Portugal, mostrando um país cheio de modernidades, e no segundo vem a chamada novela histórica Torre de Ramires, que acontece no mesmo local, porém no século XII, e tenta mostrar uma Idade Média com um povo heróico.
Na primeira parte, em local chamado Aldeia de Irinéia, começa contando a história do jovem Gonçalo Mendes Ramires, que vinha de uma família nobre de tradições e agora via sua família falida economicamente e moralmente.
Ramires então busca meios fáceis de conseguir dinheiro e deixa de lado toda ética e moral que um dia teve sua família e entra para a política. Ao mesmo tempo ele começa a escrever uma novela histórica sobre sua família, tendo como inspiração a torre de Ramires, um poema escrito por um tio. A história é sobre um antepassado chamado Tructesindo Ramires.
Conforme o tempo passa, Gonçalo Ramires começa a ter crises com relação a sua honra e honestidade e tudo aquilo ao qual sua família um dia defendeu, ele agora na política havia perdido e desonrando seus ancestrais. Então um dia, abandona o emprego e viaja para a África, onde depois de alguns anos retorna economicamente estável e um novo homem. Em paralelo narra-se a história de sua irmã Gracinha Ramires que se casa com o inocente Barolo. O inimigo de Gonçalo, André Cavaleiro tenta seduzir gracinha.
Na segunda parte narra-se a história da Torre de Ramires, narrada no século XII, fazendo uma volta ao passado. O personagem principal é Tructesindo Mendes Ramires, um homem rígido, íntegro e audaz. Ele busca vingar a morte de seu filho Lourenço, que foi morto em uma emboscada armada por Lopo de