Planos de ação weg
Para a WEG, ter um motor com maior eficiência energética era indispensável para atender à demanda dos seus clientes - às vezes mais exigentes que a própria legislação. Da mesma forma, era necessário diminuir os níveis de ruído e vibração - quesitos ligados à percepção de qualidade do produto. Como se não bastassem os desafios técnicos que essa proposição exigia, a plataforma deveria ser a base para as 150 linhas de motores da empresa, atendendo as especificações técnicas nos paises atuantes. Deveria haver flexibilidade para ser produzida por todas as unidades do Brasil e do exterior.
É no determinado momento, entre outros tantos em que haja necessidade, que é utilizado o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act). Este ciclo, é um conjunto de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. É uma ferramenta administrativa que auxilia na organização de um projeto ou processo. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos em inglês:
▪ Plan (Planejar): consiste em estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para que sejam realizados; ▪ Do (Executar, fazer): é a etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no planejamento; ▪ Check (Verificar, checar): analisar os dados e medir se os objetivos e metas foram alcançados da forma como desejado; ▪ Act (Agir): definir quais as mudanças necessárias para garantir a melhoria contínua do projeto.
Seguindo este ciclo, o ponto inicial do projeto foi uma pesquisa de mercado para mapear as exigências dos diferentes mercados, na qual foram rastreadas as características imprescindíveis e almejadas na nova plataforma. Para a execução do projeto, a plataforma foi dividida em sete subsistemas: carcaça, caixa de ligação, tampas, sistema de