Planos de aula
Para quê Matemática?¹
Pode-se notar que, ao perguntarmos a uma quantidade de pessoas se gostam da matemática ou não, parece óbvio que a maioria vai responder não. Então, o que será que tem de errado?
As escolas de educação básica apresentam a matemática de um modo pesado para os estudantes, sem mostrar-lhes o real sentido de aprender tantas operações e estudar tantos números que parecem não trazer nenhum benefício à vida, o que torna a disciplina enfadonha, difícil e de certo modo, um pesadelo para alguns.
Segundo Viali e Silva:
“Se o aluno perceber que, ao aprender Matemática, está desenvolvendo uma habilidade que lhe será útil na construção de novos conceitos, isto vai torná-la mais agradável e com sentido. A Matemática tem uma linguagem própria, rigorosa, e apresenta algumas verdades que são absolutas em termos contextuais, porém a forma de lidar com essas verdades é que fará a diferença. “ (p. 15)
Faz-se necessário que o aluno venha a entender o motivo de está aprendendo Matemática e que é importante para a sua bagagem de conhecimentos, pois ela faz parte do dia-a-dia e a todo momento, está sendo requisitada.
Para isso, é importante que venha a se tornar atraente, em que o professor pode trazer recursos criativos para o ensino, procurando sempre novas estratégias e um maior dinamismo, já que na maioria das vezes, é passada de maneira cansativa e não convidativa, apenas apoiando a falta de interesse dos educandos.
A Matemática é tão importante quanto as outras disciplinas e deve ser valorizada para que haja um maior desenvolvimento positivo tanto para a própria ciência como para aquele que a estuda.
REFERÊNCIAS
VIALI, Lori; SILVA, Mercedes Matte da. A LINGUAGEM MATEMÁTICA COMO DIFICULADE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
FALZETTA, Ricardo. A matemática pulsa no dia-a-dia. In: Revista nova escola, março. 2002. P.