Plano Real
a) Porque o Plano Real foi feito?
Seu principal objetivo era o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
b) Por quem foi feito?
Foi elaborado por Fernando Henrique, que reuniu um grupo de economistas para elaborar um plano de combate a inflação, como Persio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha, Clóvis Carvalho e Winston Fritsch.
c) Quando ele foi feito?
Foi iniciado oficialmente em 30 de julho de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União.
d) Como ele foi feito?
Em 1 de agosto de 1993, o ministro promoveu a sétima mudança de moeda do Brasil, de Cruzeiro para Cruzeiro Real,
A partir de 28 de fevereiro de 1994, como efeito da Medida Provisória nº 434, iniciou-se a publicação dos valores diários da Unidade Real de Valor (U.R.V.) pelo Banco Central.
A partir de 1 de março de 1994, passou a vigorar a Emenda Constitucional número 10, que criou o Fundo Social de Emergência (FSE) considerado essencial para o êxito do plano.
Em 30 de março, Rubens Ricupero assumiu o Ministério da Fazenda para substituir Fernando Henrique, que deixou o governo para se candidatar a Presidência da República. Em 30 de junho de 1994, encaminhou ao presidente Itamar Franco a exposição de motivos para a implantação do Plano Real.7 Ricúpero caiu meses depois, em setembro, devido à repercussão na imprensa do que se chamou "escândalo da parabólica", assumindo em seu lugar Ciro Gomes, na época membro do PSDB.
Em 1 de julho de 1994, houve a culminância do programa de estabilização, com o lançamento da nova moeda, o Real (R$).
O Plano Real foi um programa definitivo de combate a hiperinflação implantado em 3 etapas, a saber:
1. Período de equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas, e