plano para coordenador
PROJETO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
I. Justificativa:
“Não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas”. Chavenato (1997,p.101),
Acredito que a minha experiência profissional, 15 anos dos quais 11 na rede municipal de Taboão da Serra, como professora titular e professora adjunta, tanto no ensino infantil quanto no ensino fundamental, contribuíram para a decisão deste novo desafio que será enfrentado por min enquanto coordenadora pedagógica.
E importante ressaltar que ir além do conhecimento teórico é de fundamental importância, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e educadores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre a prática pedagógica.
II. Concepção de ensino e de aprendizagem:
A concepção de ensino e de aprendizagem que está mais relacionada à realidade atual é o ensino sócio construtivista, portanto se faz necessário proporcionar ao grupo de professores uma prática reflexiva para que juntos possam construir e pontuar suas necessidades acerca do tema.
É o professor que propõe, acolhe e organiza problemas a serem resolvidos, que irão gerar ideias, que sendo discutidas, permitirão a ampliação dos conhecimentos prévios. É o professor que promove oportunidades para reflexão, indo além das atividades pratica; estabelece métodos de trabalho colaborativo e um ambiente na sala de aula em que todas as ideias são respeitadas, ainda que merecedoras de considerações críticas.
Portanto, educar e ensinar são compromissos com a construção da identidade do indivíduo, de maneira a conviverem juntos a partir da realidade pessoal de cada um, respeitando sua diversidade cultural e étnica e atendendo aos princípios norteadores da cidadania.
III.