Anatomia vegetal
Prof. Helio Fernando de Oliveira Junior
A CÉLULA VEGETAL
A
Célula vegetal onsiste tipicamente de uma parede celular mais ou menos rígida e um protoplasto. O termo protoplasto é derivado de protoplasma e consiste no citoplasma e núcleo. É eucariontes e assemelha-se as células animais em inúmeros mecanismos celulares básicos como replicação de DNA, sua transcrição em RNA, síntese protéica, transformação de energia via mitocôndria e estrutura molecular da membrana e das varias organelas.
Diferem, porem, devido a uma diversificação evolutiva caracterizada por três eventos básicos: 1) a presença de uma parede celular rígida; 2) a fotossíntese, que lhes permite sintetizar componentes orgânicos, utilizando CO2 e energia da luz solar e 3) presença de um vacúolo.
PAREDE CELULAR
Como os tecidos animais, os tecidos vegetais também apresentam um tipo especializado de matriz extracelular, que forma uma estrutura espessa, rígida e forte, envolvendo as células. Essa estrutura, a parede celular, tira a mobilidade das células vegetais, e è responsável pelas características especiais de crescimento, nutrição, reprodução e defesa presente nos vegetais. As paredes das células vizinhas prendem-se umas as outras para formar vários tecidos vegetais. São as paredes celulares que dão sustentação a planta e, em ultima instancia, definem a forma da própria planta.
A CÉLULA VEGETAL
Nas plantas, as células geralmente forma-se em tecidos especiais, denominados meristemas. As células recém constituídas são pequenas, em comparação com o tamanho que assumirão quando completamente desenvolvidas. Suas paredes, por serem delgadas e semi-rígidas, possibilitam o crescimento das células. Essas são as paredes primarias. Depois de cessado o crescimento celular, a parede não mais necessita expandir-se e na grande maioria dos casos surge uma nova parede, denominada parede secundaria que forma se, ou por simples espessamento da primaria, ou pela