Plano para Apresentação Oral
Após a seleção do tema contos na lusofonia, “O Baile de Celine” de Lilia
Momplé, no âmbito da unidade curricular, “Técnicas de Expressão Escrita”, procedeuse à elaboração de um plano de trabalho. Para isso efectuou-se uma leitura cuidada da narrativa, resumo da mesma e posterior pesquisa de suporte histórico, literário e cinematográfico. O objetivo do trabalho incide principalmente, na sensibilizização para a questão da discriminação racial, presente em 1950. O conto fala-nos de uma jovem, pressionada por antepassados sofridos e humilhados, que luta para vencer num mundo, em que a cor de pele define quem somos e o que poderemos ser. Celine vê o seu mundo desmoronar, quando a noite mais importante da sua vida, é impedida de se concretizar, apenas por motivos raciais. A noite do baile foi muito desejada e sofrida por Celine e sua mãe, e seria o culminar de uma vida de esforço e dedicação.
A apresentação consistirá em três momentos chave: contextualização do conto na história de Portugal e Moçambique, Lourenço Marques em 1950, focando aspetos geográficos, politicos e sociais daquela época; breve resumo do conto na lusofonia, “O
Baile de Celine” de Lilia Momplé, que consistirá na apresentação da história, com identificação dos personagens envolventes, e passagens relevantes ao desenvolvimento e conclusão da narrativa; por fim a análise da mesma, com referência a citações, bem como uma alusão ao filme “Austrália”, que abordam a problemática escolhida, ou seja, a discriminação racial.
A apresentação oral terá como suporte um PowerPoint projetado.
Bibliografia:
a. Bibliografia Essencial:
MOMPLÉ, Lilia (1988); Ninguém Matou Suhura, Associação dos Escritores
Moçambicanos, Coleção Karingana n.º 7, Norad
Citações referentes à obra:
“ Mas trazia também, bem arraigada dentro de si, a firme convicção de que África existe para enriquecer os brancos […]” (Momplé,1988,p36)
“ A Sociedade Catarino