Pesquisa cientifica e evolução social
Referência Bibliográfica do texto 5:
Autora: Maria Margarida de Andrade
Capítulo do Livro: A elaboração de seminário
Livro: Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos acadêmicos
Edição: 5ª edição
Local: São Paulo
Editora: Atlas S.A
Ano: 2001
Capítulo: 9
O texto abaixo foi retirado das páginas: 109 a 117, do livro
Texto
9 A elaboração de seminário
O Seminário constitui uma das técnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado. É preciso ressaltar que Seminário não se limita à elaboração do resumo de um texto e sua apresentação oral, quase sempre improvisada e monótona, diante de uma classe desatenta, alheia ao conteúdo da exposição.
Para que o Seminário surta os efeitos desejados, que inclui o treinamento do trabalho em grupo, quando essa modalidade é adotada, torna-se indispensável o conhecimento da sua natureza e finalidades, bem como das técnicas de elaboração e apresentação.
9.1 SEMINÁRIO: CONCEITO E FINALIDADES
Antes de mais nada, faz-se necessário apontar o conceito de seminário: “Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. (...)” (LAKATOS, 1992:29).
Deduz-se, portanto, que a pesquisa, especialmente a bibliográfica, é o primeiro passo, requisito indispensável na elaboração do Seminário. A pesquisa leva à discussão do material pesquisado, mas, para que os objetivos sejam alcançados, não se pode dispensar o debate.
Embora o Seminário possa ter uma finalidade específica, suas finalidades gerais são: a) aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto;
b) desenvolver a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos, através do raciocínio, da reflexão, preparando o aluno para a elaboração clara e objetiva dos trabalhos científicos.
9.2 OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
De certa forma, os objetivos do Seminário confundem-se ou complementam suas finalidades. Dentre os vários autores que