PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA
DARLENE DOS SANTOS COSTA
PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA
BRASÍLIA, 2014
INTRODUÇÃO
O Plano Nacional sobre Mudança do Clima constitui-se num dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima que consiste num conjunto de objetivos estratégicos e metas para mitigação das mudanças climáticas.
A proposta do Plano Nacional sobre Mudança do Clima objetiva fomentar o aumento de eficiência no desempenho dos setores da economia na busca constante do alcance das melhores práticas, incrementar a participação de energia renovável na matriz elétrica, fomentar o aumento sustentável da participação de biocombustíveis na matriz de transportes nacional, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
Muitos tem sido os esforços brasileiros no sentido de alcançar os objetivos propostos no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, sendo que os melhores resultados tem se apresentado no campo da produção de energia limpa.
Neste sentido o Brasil vem promovendo investimentos no desenvolvimento e produção de matrizes energéticas e para estimular a disseminação e o uso de energia limpa o que tem oferecido para o país uma vantagem comparativa.
Segundo o Plano Nacional sobre Mudança do Clima os biocombustíveis brasileiros são fontes de riqueza para o Brasil sendo que sua produção gera renda para o setor agrícola e sua utilização minimiza a utilização de fontes fósseis que tanto influenciam negativamente na qualidade do ar que respiramos quanto atingem sobremaneira as mudanças climticas.
Outro dado que surpreende é que enquanto em 2005, o Brasil emitia mais de 2,2 bilhões de toneladas de CO2 e 2010, esse número caiu mais de 35%, graças ao forte combate ao desmatamento, sinalizando com a possibilidade de alcançar o compromisso estabelecido na Política Nacional de Mudança Climática de reduzir, até 2020, as emissões projetadas de gases do efeito estufa, entre 36% e 39%.
CONCLUSÃO A partir da avaliação