plano geral
Atividades Práticas Supervisionadas
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de
Tecnologia em Logística
(PROINTER IV)
Relatório Geral
Osasco-SP
Outubro /2014
Nome: Jean de Sousa Guimarães – RA 6746355703
Nome: Altair Noberto da Silva – RA 6396238660
Nome: Jose Carlos Hemckmeier – RA 6790433943
Nome: Vagner Batezati Rabelo – RA 6942018517
Relatório Parcial
Tutor presencial: Marcos Soares
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Tecnologia em Gestão de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação do projeto interdisciplinar (Prointer )para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Osasco-SP
Outubro/2014
Sumário
Introdução.
A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas.
Evolução da gestão da cadeia logística
Cadeia logística é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. Pode ser entendida também como uma forma de colaboração entre fornecedores, retalhistas e consumidores para a criação de valor. Cadeia logística pode ser definida como o ciclo da vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, cujo objetivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados. A cadeia logística, no entanto, não está limitada ao fluxo de produtos ou informações no sentido Fornecedor Cliente. Existe também um fluxo de informação, de reclamações e de produtos, entre outros, no