Plano financeiro incompleto
O plano financeiro representa a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizada pelo empreendedor para projetar e conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções, adaptar-se a novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura. Ele é também utilizado como documento para divulgar a empresa, prospectar parceiros, investidores e captar capital de risco. É também, uma boa ferramenta para análise de crédito por parte de fornecedores e instituições bancárias.
O Planejamento Financeiro do presente projeto visa demonstrar como foram tomadas as decisões de investimento para a ampliação da fábrica exigindo assim o aumento no campo de atuação para atender as demandas de faturamento.
Com a expansão da empresa foi necessário identificar eventuais desajustes futuros, para a empresa conseguir atingir o objetivo de faturamento.
De acordo com Assaf (2010, p. 8)
As decisões financeiras são tomadas pelas empresas de forma contínua e inevitável. A decisão de investimento, considerada como a mais importante de todas, envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos na expectativa de se auferirem benefícios econômicos futuros. Por não se ter certeza da realização futura de lucros, a decisão de investimento envolve risco, devendo ser avaliada em termos da relação risco-retorno. As decisões de investimento criam valor e, portanto, mostram-se atraentes quando o retorno esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelos proprietários de capital (credores e acionistas). É importante destacar que estas decisões inserem-se no âmbito do planejamento estratégico da empresa, e são reflexo de planos futuros traçados para a condução dos negócios. Refletem, em outras palavras, um compromisso com a continuidade do empreendimento.
Neste projeto a decisão de investimento já foi tomada sendo necessário agora definir a