Plano Estratégico de Ação para Gestão de Pessoas
Centro de Educação a Distância – Unidade 3 - Campinas
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Gestão de Pessoas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Plano Estratégico de Ação para Gestão de Pessoas
Grupo 7
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Gestão de Pessoas, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD, turno da noite de segunda e quarta, da Universidade Anhanguera – Uniderp, ministrado pela ProfaMa. KaremAngelyGrubert Rojas.
Tutora presencial: Prof.ª Beatriz Helena Domingos Oliveira.
Campinas
Conceito de Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas (GP) e uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela e extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
A questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais(como recursos humanos elas precisam ser administradas e são considerados sujeitos passivos da ação organizacional) ou como parceiros da organização (fornecedoras de conhecimentos, habilidades, ou seja, são o capital intelectual da organização).
Conceito de Mudanças Organizacionais
Na Era da informação, as organizações requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudança necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência. Os processos organizacionais-os aspectos dinâmicos-tornam-se mais importantes do que os órgãos-os aspectos estáticos-que interligam a organização. Os órgãos-como departamentos ou divisão-tornam-se provisórios e não definitivos, os cargos e funções passam a ser definidos e redefinidos em razão das