plano eja
Montessori focou seus estudos na carreira de psiquiatria e logo se interessou ou por cças com retardo mental. Ela percebeu que alunos considerados ineducáveis poderiam responder com rapidez aos estímulos exercitando suas habilidades motoras e experimentando a autonomia.
Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar à nós mesmos, se nos forem dadas as condições. Individualidade, liberdade do aluno são as bases de sua teoria.
Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma educação para a vida. A filosofia e os métodos elaborados por Montessori procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender.
Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e por isso, era mais eficiente que os tradicionais. Os alunos conduziriam o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial.
Montessori explorou duas de suas ideias principais. A educação pelos sentidos e a educação pelo movimento.
Educação pelos sentidos: aprender sobre o mundo através da experimentação dele. A educação pelos sentidos (a diferença entre duro e macio),aumenta consideravelmente a capacidade cognitiva das cças.
Educação pelos movimentos: Quando a cças explora o espaço através dos movimentos, sendo orientada e não reprimida. Através da dança e do esporte a cça pode ser ensinada.
Dar liberdade à cça significa dar a ela o poder da escolha , motivando-a para trabalhar e aprender.
Montessori não foi apenas uma boa educadora. Ela soube agir com amor e firmeza, sempre pensando no que era melhor para as cças.
Sua história é um exemplo de que não podemos parar em nossos limites pessoais e históricos e que há sempre alguma coisa pra