Plano de vendas
2. Qual o nº de trabalhadores (sócios e empregados)?
3. A escrituração contábil é efetuada na própria empresa ou em escritório terceirizado?
4. O empresário/responsável pela empresa utiliza as informações contidas nas demonstrações contábeis para a gestão de sua empresa?
5. A missão da empresa é bem definida?
6. A visão de futuro empresarial é bem clara?
7. Existe um organograma da empresa bem definido?
8. Qual tipo (estilo ) de liderança adotada?
9. Como são resolvidos os possíveis conflitos surgidos entre líderes e empregados?
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos atua no ramo de entrega e distribuição de correspondências e encomendas, atuando em todo o território brasileiro.
Os Correios possuem cerca de 110.000 empregados, pois é uma empresa pública presente em mais de 5.600 municípios brasileiros.
A escrituração contábil é efetuada pela Central de Operações Financeiras – CEOFI – que foi centralizada em São Paulo, Minas Gerais e Brasília, e não mais em cada estado brasileiro como era feito até então.
A alta cúpula da empresa – Presidente e Diretores – utilizam as informações contábeis para tomada de decisões a planejamento das diversas estratégias para crescimento, como o Planejamento Estratégico.
A missão dos Correios é “ fornecer soluções acessíveis e confiáveis, interconectando pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo.”
Sua visão é “tornar-se uma empresa de classe mundial”, pois com o novo estatuto, a empresa pretende abrir filiais em outros países.
O organograma da empresa é bem definido, constituindo o Presidente a maior autoridade, sendo um grupo de diretores subordinados a ele, cada um no departamento específico.
A liderança adotada na empresa é em grande parte autoritária, principalmente na área operacional, sendo que na área administrativa existe uma maior flexibilidade, variando de uma liderança