Ifrs ou nic
NIC (Norma Internacionais de Contabilidade) ou IFRS (International Financial Reporting Satndard), são pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board), formado por especialistas do mundo todo e sediado em Londres. O IASB formula e divulga normas contábeis evoluídas e uniformes para as demonstrações financeiras, atuando junto à comunidade internacional para torna-los aceitáveis.
Criado no Brasil em 2005, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), composto por entidades como Abrasca, Apimec Nacial, Ibracon, Bovespa e Fipecafi, tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a centralização e uniformização do seu processo de produção, levantando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. (CFC, 2005)
O CGC (Comitê Gestor da Convergência), criado pela resolução 1103/07 do CFC, identifica, audita e monitora as ações para viabilizar a convergência.
No Brasil, com a aprovação da Lei 11.638/07, consagrou-se a convergência, com a finalidade de divulgar as demonstrações contábeis de forma padronizada, em linguagem específica e fácil, nos âmbitos da contabilidade societária e internacional.
Atualmente, mais de 100 países já adotaram as IFRS, e no Brasil, de acordo com a Lei 11630/07, o prazo para adoção das normas na contabilidade societária e internacional foi em Janeiro de 2011, e para o setor público, União, Estados e Distrito Federal 2012 e os municípios 2013. Ficará mais fácil analisar e comparar as situação das empresas, em âmbito mundial, de maneira mais clara e transparente, sem que os regionalismos sejam empecilhos para a realização d negócios. O mesmo acontece com o setor público, onde as mudanças devem auxiliar na geração de informações cada vez mais relevantes e transparentes, para que a sociedade possa acompanhar, de maneira clara, o trabalho dos gestores públicos.