Plano de Trabalho Docente - Fontes e Formas de Energia
Nome do Professor Cursista: CINTHIA RIBEIRO CARDOSO COUTINHO
Ensino:
Fundamental
Ano/ Bimestre:
9º ano/3º bimestre
Projeto:
Formação Continuada
Nome da escola em que o plano foi implementado:
Colégio Estadual Cruzeiro do Sul
Título do Plano de Trabalho: Fontes e Formas de Energia
Habilidades e Competências:
- Distinguir conceitualmente combustível, fonte de energia e forma de energia.
- Relacionar a origem das fontes de energia com seu caráter renovável ou não.
- Analisar diferentes posições assumidas sobre o uso das variadas fontes de energia: hídrica, eólica, solar, nuclear, geotérmica, gravitacional, de biomassa e fóssil.
FORMAS E FONTES DE ENERGIA
1. Introdução
O conhecimento científico sobre a energia tem um papel fundamental na capacitação dos sujeitos em compreenderem o desenvolvimento sustentável no sentido de perceber a necessidade das contribuições individuais e coletivas. Esse conceito está presente em todos os níveis de ensino, numa variedade de fenômenos interdisciplinares, tais como: movimentos dos seres vivos; metabolismo; fotossíntese e respiração, em que as transformações da energia luminosa em química, potencial, cinética, e mecânica, por exemplo, são essenciais para a existência da vida na Terra.
É importante permitir ao estudante visualizar e compreender a dependência da vida em relação à energia. Possibilitando que o mesmo possa distinguir as fontes e formas de energia. Essa questão torna-se indispensável para o entendimento e relação do uso dos combustíveis renováveis e não-renováveis. É preciso estimular reflexões que atendam as questões da sociedade moderna, tomando consciência de que a energia existente na natureza é a mesma para todos os processos, sejam biológicos, físicos ou químicos. Além disso, compreender que a energia é transportada, transformada, conservada e que seu uso precisa ser controlado, é importante para que cada sujeito possa atuar como