Plano de negócios
Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. O plano irá ajudá-lo a concluir se a sua idéia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que pretende oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Ao final, seu plano irá colaborar para que você possa responder à seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”
A preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. (REDE
SEBRAE DE ATENDIMENTO. Como montar um plano de negócios. Edição Sebrae-MG, 2004. 10 p).
A parte mais importante de um plano de negócios é organizar as informações de forma estruturada, e realmente é possível montar tópico a tópico todo o conceito de um negócio um bom plano de negócios deve ser claro e conciso, de modo que, em uma leitura rápida, um investidor potencial consiga saber:
1. O que você faz;
2. Qual problema você resolve;
3. Quanto capital você precisa;
4. Seu estágio de desenvolvimento;
5. Quem vai comprar o que você vende;
6. Como pretende alcançar seus clientes;
7. Quem são seus concorrentes;
8. Qual seu diferencial;
9. Sua equipe;
10. Previsão de rendimento;
11. Quanto vai ganhar no final;
12. Como entrar em contato.
1.1 - O que você faz:
Há muitos planos de negócio que são pequenas obras de arte em Power-
Point, cheios de detalhes técnicos e firulas visuais, mas que o investidor dá uma olhada e, mesmo depois de 3 minutos, não consegue entender exatamente o propósito da empresa.
1.2 - Não cometa este erro.
No primeiro tópico, no primeiro