Plano de negócios
Este estudo poderá contribuir aos pequenos administradores a fundamentação que se tem a área financeira dentro de uma organização por menor que esta seja.
De um lado temos a área de crédito e contas e receber que desenvolve a tarefa de negociar juntos aos clientes as melhores formas de pagamento por parte deste, e estando diretamente ligada aos riscos nos quais a empresa se expõe ao comercializar seus produtos ou serviços. No entanto é sempre importante compreender porque existe entre as empresas e quais são suas formas. Estamos nos referindo à possibilidade de utilizar os serviços de vendas ou produção (desgaste de equipamentos, mão de obra, matéria-prima e outros gastos) sem contra partida, isto é, o pagamento imediato pelo seu uso, e de outro lado a saída de dinheiro para os pagamentos dos fornecedores, garantindo o bom funcionamento da organização. A concessão de crédito serve para estimular a procura dos produtos e serviços oferecidos pela empresa e encontra limites na capacidade que uma dada organização pode ter para ser liberal nesta área.
A política de crédito como arma de concorrência é o ato de uma empresa possuir diversos elementos: os prazos concedidos para pagamento e os critérios para a fixação de limites (montantes) de crédito.
A natureza desta política como arma de venda e como produto, para a área de marketing, não deixa margem à dúvida, como, aliás, atesta este trecho:
“Tradicionalmente, os administradores de vendas têm desempenhado um papel passivo nas operações de crédito, principalmente porque se acreditava