Kaizen
Segundo (Aragon, 2005) o Kaizen é uma Uma ferramenta simples e de fácil aplicação que tem auxiliado os gestores a terem seus sistemas de produção cada vez melhores, atendendo a demanda do mercado dentro dos prazos de entrega, visando garantir a satisfação dos clientes, utilizando a visão de todos seus colaboradores ferramenta esta, que visa o melhoramento contínuo, para Aragon o kaizen está pautado na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de ferramentas baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos. Nos anos 50, foi retomado pelos japoneses as idéias da administração clássica de Taylor, criando o conceito de Kaizen.
A expressão Kaizen significa literalmente, MUDE (KAI) para tornar-se BOM (ZEN). A metodologia kaizen foi desenvolvida pelo engenheiro Tachi Ohno e originou-se na indústria Toyota no Japão nos anos 50, e significa primoramento, melhoria contínua. A filosofia Kaizen afirma que o nosso modo de vida seja no trabalho, na sociedade ou em casa merece ser constantemente melhorado (MASSAKI IMAI, 2005). De acordo com (Carlos Ciconelli, 2007) a metodologia Kaizen baseia-se em alguns pontos fundamentais:
Qualidade: como melhorá-la
Custo: como controlá-lo
Entrega pontual: como garanti-la.
1.1 Segundo Massaki Imai (2005) um programa bem definido de Kaizen pode ser dividido em três segmentos:
Kaizen orientado para a administração
Kaizen orientado para o grupo
Kaizen orientado para as pessoas
1.1.1 Kaizen para administração:
O kaizen orientado para a administração envolve as mais importantes questões, garantindo o progresso na implantação e a moral. Segundo Massaki Imai (2005) um gerente deve dedicar pelo menos 50 por cento do seu tempo ao melhoramento. Fazendo com que o programa possa perpetuar pela empresa em todas as áreas. Se as pessoas são capazes de seguir o padrão mas não o fazem, a administração deve introduzir a disciplina. Se as