Plano de negócios
A figura do líder é fundamental na gestão estratégica de uma empresa, cuja principal função é direcionar as ações coletivas e individuais aos demais colaboradores.
Liderança é a capacidade de influencia pessoas. Um líder consegue resultados sem precisar de mecanismos corretivos.
A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui um cargo de liderança, mas não necessariamente lidera, ou influência, sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança.
A primeira teoria a ser desenvolvida foi chamada de teoria dos traços que define o tipo de teoria de acordo com os traços, ou seja, de acordo com as características e personalidade do líder. De acordo com essa teoria, existem os seguintes tipos de líderes o “líder executivo”, o “líder coercitivo”, o “líder distributivo”, o “líder educativo” e o “líder inspirador” Mas, esta teoria se baseia no pressuposto de que a liderança é uma característica nata do líder. Ela não considera os aspectos referentes às diversas situações enfrentadas pelo líder e sua equipe, quando os variados tipos de liderança podem se suceder, o líder coercitivo, é sempre coercitivo, nunca será educativo e assim por diante. Logo está teoria caiu em desuso e foram iniciados novos estudos, e com eles surgiram novas teorias.
Teoria dos estilos:
Nesta teoria a situação de subordinado é levada em conta, dentre outras variáveis. A atuação do líder depende de três elementos:
1. Relacionamento entre líder e liderado.
2. Posição de poder autoridade do líder para avaliar o desempenho do subordinado, com recompensas e punições.
3. Estrutura da tarefa padronização dos procedimentos, tipo de tarefa e tipos de grupo.
Neste sentido, não existem líderes ideias que exerçam a liderança eficaz, independente da situação.
Liderança Situacional