Plano de negócios
Segundo o SEBRAE, a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado gestão financeira.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento com previsões baseada na inter relação com outras áreas levando a otimização de resultados e melhorias.
[...Pessoas de todas as áreas de responsabilidade dentro de uma empresa são forçadas a interagir com o pessoal de finanças e os procedimentos de área financeira para executar suas tarefas. ] GILMAN, 2006 pág 09.
Uma administração financeira inadequada pode vir a ocasionar alguns contratempos, assim é necessário algumas medidas para que essa operações ocorram corretamente e com dados confiáveis.
Os valores devem ser exatamente corretos do saldo de caixa, estoques das mercadorias, contas a receber, contas a pagar, despesas fixas e financeiras. Esses artifícios são gerados através de registros adequado das transações realizadas.
Os demonstrativos de resultados devem ser realizados corretamente para apurar lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, incluindo também o preço de venda, custos e despesas. Com isso o planejamento de ações e perspectivas de resultados
Conhecer o volume e a origem dos recebimentos, os volumes e destinos dos pagamentos. Devendo ser elaborado um fluxo de caixa e controle do movimento diário facilitando a utilização dos recursos financeiros. Analisando com maior precisão, aprimorando as negociações a captações dos recursos financeiros e seus possíveis investimentos.
Deve haver