Plano de negócios de uma empresa fictícia
1 Introdução
1.1 Sumario executivo
1.2 Dados da empresa
1.3 Visão e missão
1.4 Perfis de atuação
2 Serviços e produtos
3 Analise de mercado
3.1 Mercadorias e consumidores
3.2 Mercados fornecedores
3.3 Mercados concorrentes
3.4 Pontos fortes, pontos fracos e postos a melhorar
3.5 Oportunidades existentes
4 Plano de marketing e vendas
4.1 Objetivos
4.2 Estratégia de marketing e vendas
4.3 Canais de distribuição
4.4 Preços
4.5 Comunicação
4.6 Satisfação do cliente
5 Plano financeiro
6 Recomendações finais
A organização dos Empreendimentos, empresas e outros, dependem de um bom planejamento para se saber qual direção deve ser tomada. O gestor/administrador do negócio próprio deve conhecer o tamanho do desafio a ser enfrentado, planejar cada detalhe, encontrar a melhor solução, ser persistente, analisar os riscos preparar-se, acreditar no seu potencial e começar ou dar continuidade á caminhada.
Para gerir um negócio, isto é, administrar um empreendimento cooperativo, usa-se várias ferramentas, uma delas é o Plano de Negócios. Ele é um documento que permite retratar a situação atual do empreendimento e projetar no futuro o seu desenvolvimento, diminuindo as possibilidades de riscos que todo empreendimento pode ter. Isto é, o Plano de Negócios indica caminhos para a gestão (administração) que consegue planejar e decidir a respeito do futuro do empreendimento, tendo como base os recursos disponíveis e potenciais, sua situação atual financeira, em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência.
Com o Plano de Negócios é possível pensar nos riscos e propor planos para diminuí-los e até mesmo evitá-los; identificar pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente em que se atua ou atuará; conhecer o mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro do empreendimento, avaliar investimentos, retorno