Plano de Negócio
PROJETO COMIDA DE RUA
Fortaleza
Maio – 2014
APRESENTAÇÃO
Durante o período de 12 à 16 de Maio, ocorreu na Fateci a 1º Feira de Comida de Rua. O evento foi um projeto integrador criado pela coordenação da Fateci juntamente com professores do curso de gastronomia com o propósito de mostrar as comidas típicas servidas nas ruas das grandes cidades brasileiras com o intuito de provar que podem ser saborosas e ter qualidade superior as encontradas no cotidiano, levando em consideração a higiene alimentar. A comida de rua ou a compra de alimentos em espaços públicos, como calçadas, por exemplo, serve para reforçar a tese de que a alimentação, antes de satisfazer uma necessidade vital, serve como elemento de socialização entre as pessoas.
O evento realizado pelos alunos do curso de gastronomia tinha como objetivo representar cada estado brasileiro mostrando sua culinária típica e diversidade cultural aliado a diversos sabores.
O Estado - PARÁ
O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.248.042,515 km², pouco maior que Angola, dividido em 144 municípios (com a criação de Mojuí dos Campos), está situado no centro da região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.
O estado é o mais populoso da região norte, contando com uma população de 7.321.493 habitantes. Sua capital, Belém, reúne em sua região metropolitana cerca de 2,1 milhões habitantes, sendo a maior população metropolitana da região Norte.
CULINÁRIA
Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do País, a gastronomia do Pará tem sim a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços portugueses e africanos. Os elementos encontrados na região da Amazônia formam