Plano de negócio - entulhos
Em termos de reciclagem de entulho, o principal concorrente é a Demurb, empresa que gerencia a Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil em Ribeirão Preto. Contudo, a empresa foca na recuperação de estradas municipais sem pavimentação. Assim, seria uma empresa concorrente apenas para a coleta de entulhos e não quanto ao produto final. Ainda, a DEMURB tem capacidade apenas para tratamento de 25% do entulho coletado, ou seja, não faz uso completo do material recebido.
No que diz respeito ao produto final, as empresas concorrentes são as produtoras de tijolos do Estado. A Olaria João de Barro, localizada em Taquarituba, tem como um dos seus principais clientes a Construtora Almeida Marim, de Ribeirão Preto, a qual consome cerca de 400 mil tijolos por mês.
Tambaú, uma cidade localizada a 106 km de Ribeirão Preto, é considerada como o Pólo da Cerâmica no Estado. Assim, as principais fábricas de tijolos se encontram lá. Como exemplo, existe a CERVITAM Cerâmicas, uma das principais fornecedoras da RIBERTETO. Outra fornecedora em potencial da loja, localizada em Tambaú, é a MORANDIN Produtos Cerâmicos. Outro exemplo é a Bagatta Telhas Cerâmicas, uma fábrica antiga, adquirida do fundador da cidade.
O grande ponto forte dos concorrentes de Tambaú é que levam o nome de Pólo da Cerâmica, o que pode significar maior credibilidade para alguns clientes. Contudo, as fábricas ficam a 106 km de Ribeirão Preto, gerando custos para o transporte, o que encarece o produto. Além disso, elas não trabalham com entulho reciclado, o que faz com que seu produto deixe de ter a característica sustentável e seu preço de venda reduzido.
3.5 – ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS
A Prefeitura de Ribeirão Preto terá prioridade na compra de nossos produtos. No entanto, isso é visto pela Entulho Iazetta mais como uma retribuição pelo terreno cedido, um acordo a longo prazo, não se tratando de uma promoção passageira.
Como o produto é reciclado, feito