plano de negoio
Tudo que você procura sobre educação financeira, empreendedorismo e gestão
BELEZA / DICAS DE BELEZA36
13 dicas do Sebrae sobre como abrir e administrar seu salão de beleza
POR JOHNNIE · SETEMBRO 25, 2013
Conheça dicas do Sebrae sobre como abrir e administrar seu salão de beleza.
Share on email More Sharing Services
Em abril deste ano, aconteceu a Hair Brasil em São Paulo, uma das maiores feiras internacionais de beleza e estética que ocorrem no país. O Sebrae esteve presente e, além de montar um salão modelo no evento, deu algumas dicas sobre como manter vivo o seu salão de beleza. Vamos conhecê-las?
O espaço físico deve ser bem planejado, a fim de otimizar a organização do salão. Recomenda-se ter uma recepção para receber pagamentos e fazer os agendamentos, além de contar sempre com funcionários uniformizados (que, assim, passam a imagem da profissionalização do negócio).
Uma sala de espera com revistas, televisão, água e café tornam o aguardo muito mais agradável.
Para garantir a saúde da sua empresa, é imprescindível ter uma boa gestão: antes de montar e abrir um salão de beleza, estude muito bem o mercado e saiba qual preço praticar. É fundamental calcular quantos serviços de manicure e cabelo serão necessários para não ter prejuízo no seu negócio.
Evite qualquer tipo de desperdício: é muito importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionados, por exemplo. Usar quantidades adequadas para cada tipo de cabelo ajuda a reduzir o mau uso de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.
Prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica, visto que isso vai influenciar e muito na redução da conta de luz e na diminuição do custo de operação do salão.
O ambiente de um salão deve ser agradável, claro e limpo. Aposto em toques de leveza na decoração, como a colocação de plantas em lugares estratégicos.
Os