Plano de Negocios
GESTÃO ESTRATEGICA DE NEGÓCIOS
INTRODUÇÃO
O objetivo deste Desafio Profissional é de expor o conhecimento adquirido, nas três disciplinas estudadas no MBA em Gestão Estratégica De Negócios.
O trabalho foi desenvolvido a partir das aulas assistidas, das leituras do “página virtual” e do filme APOLLO-13.
RESUMO
Nos dias atuais, verifica-se varias mudanças nos setores empresariais, está ficando para trás, o modelo de chefe, onde só mandar basta, para dar lugar a um líder, a um gestor com conhecimentos amplos e ainda com atitudes renovadas. Para esse novo modo de liderar é necessário que pessoas indicadas ao cargo de líder, sejam motivadas e motivadores, nada pior, que ser coordenado por um líder desmotivado, ainda mais quando se precisam alcançar metas. E ainda, para que ocorram essas mudanças, os líderes são convidados a se empenhar e estarem abertos a modificações, a mudar suas atitudes para atingir determinados fins.
Assim como são usadas ferramentas para que se distinga lideres de não lideres, as empresas bem sucedidas escolhem os seus lideres, dentre os quais mais se destacam, ao contrario de empresas públicas, que contrata seus lideres, por conveniência e troca de favores políticos, dos quais muitas vezes, não tem formação, capacitação, nem sequer experiência, que dirá características de um líder. Ainda bem que de quatro em quatro anos, os gestores das empresas estatais, podem ser trocado. Mas com o tempo, vemos que essa visão de troca de favores e nepotismo tem mudado, obrigando tais empresas a contratar um pessoal melhor qualificado. E para que isso aconteça está disponível no mercado varias pesquisas e teorias, para que se entenda o papel de liderança no mundo corporativo.
Veja alguns traços que auxilia as empresas na identificação de seus recrutados, temos a teoria dos traços, comportamental, da contingência, teoria da meta e do caminho, situacional de Hersey e Blanchard, ou teoria da liderança situacional,