Plano de negocios
Capital de giro significa capital de trabalho, é o recurso que sustenta as operações da empresa e manter os negócios em um ciclo normal, esta relacionada com todas as contas financeiras como financiamento de clientes nas vendas a prazo, distribuição de recursos para estoques e pagamento de fornecedores da matéria-prima ou de mercadoria de revenda, entra também nessa conta o pagamento de salario dos funcionários diretos, impostos cobrados e ainda despesas operacionais como água e luz.
Segundo FESS(1966), existem no mínimo dois tipos de analises que podem ser fornecidos. “A apresentação de um montante do capital de giro, que indica uma medida da margem ou disponibilidade avaliável para se fazer as obrigações á vencer no dia a dia e a apresentação do fluxo de capital de giro para os períodos passados e o fluxo esperado para cobrir períodos futuros”
A finalidade do capital de giro é saciar a empresa de recursos financeiros para se manter no mercado, é formado pelos valores em caixa, contas a receber, é fornecido pelos sócios, por meio do capital próprio e lucros acumulados, e por meio de terceiros como bancos e fornecedores.
Financiamentos
Os financiamentos variam de acordo com o volume de capital de giro de uma empresa, quantos maior for seu capital de giro maior será a necessidade de financiamento, que proporciona entre tantas outras coisas, a manutenção de suas atividades operacionais e principalmente equilíbrio financeiro para a empresa.
Em empresas com insuficiência de recursos para, existem duas formas de financiar suas atividades e impedir a falência, recorrendo a capitais próprios, que são os patrimônios líquidos, e capitais de terceiros que por outro lado apresenta o endividamento da empresa, que justifica o pagamento de encargos financeiros por parte da empresa como forma de pagamento ao banco ou emprestador pelo financiamento. Por muitas empresas não dispor de recursos próprios suficientes para suprir suas necessidades em curto prazo, a