plano de negocios
É o estudo completo de um empreendimento e o planejamento de ações e estratégias para fazer dele um negócio bem sucedido. Mostra em detalhes quem são os empreendedores, qual é o produto, quais e quantos são os clientes, qual é o processo tecnológico de produção e vendas, qual é a estrutura de gerenciamento, quais são as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros. (KOTLER, 1998)
O Plano de Negócios é um instrumento de que dispõem empreendedores, empresários e instituições para planejar seu sucesso e prever situações de risco. Trata-se de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada em que são vislumbrados os aspectos mais importantes de um empreendimento.
2.
3. EMPREENDEDORISMO
Segundo Chiavenato (2004) o termo empreendedor, do francês entrepreneur, significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
O empreendedorismo dá acessibilidade de as pessoas empreenderem, desenvolver um negócio novo, tornar-se empresário ou mesmo intra-empreendedor visualizando oportunidades e ameaças do mercado interno e externo de uma organização. Até pouco tempo se acreditava que o empreendedor já nascia com tal característica e não poderia ser inato, mas hoje já se vêem empreendedores devido a necessidades, ou seja, empreender é uma habilidade que pode ser aprendida. 4. PLANEJAMENTO
É a definição de um caminho preferido para atingir determinados objetivos. No mundo empresarial o planejamento estratégico é definido pelo comitê executivo da empresa, definindo as prioridades e as linhas gerais para tomadas subseqüentes de decisões.
O planejamento da direção reduz o impacto da mudança, minimiza o desperdício e fixa os padrões para facilitar o controle. (ROBBINS, 2000).
De Acordo com Chiavenato e Sapiro (2009) o planejamento está dividido em três níveis: planejamento estratégico; planejamento tático e planejamento operacional, onde:
Planejamento estratégico: é o plano maior da organização