Plano de negocios - sapataria salto auto
Docente Mitie Maemura Data
Semestre 1º
Administração
Exemplo da Prática Integradora do módulo 3.1
Prezado Tutor, Buscando ajudá-los a orientar Práticas Integradoras, desenvolvi um exemplo de como os alunos deverão elaborar seus trabalhos. Neste exemplo, usaremos o caso de uma sapataria. Como vocês poderão constatar, o exemplo está bastante completo. Não é necessário que o aluno tenha esse grau de aprofundamento em algumas análises. O presente exemplo serve para orientar o aluno quanto a como são esperadas as respostas da prática. O presente exemplo é apenas um EXEMPLO. Serve de guia aos alunos, mas não deve ser utilizado como material de cópia. Atenciosamente; Mitie Maemura A) Sapataria Salto Alto e Cia.
O motivo da existência da empresa é o desejo das proprietárias Miriam e Marta Leitão em transmitir a outras pessoas uma paixão por elas compartilhada: sapatos. O empreendimento é de propriedade das duas irmãs. Possui denominação social “M.M. Leitão Ltda.”. Terá horário de funcionamento previsto de segunda a sábado, das 09h às 18:30 h.
A administração da organização é exercida por ambas as sócias com poderes de realizar todas as operações para a consecução do seu objetivo social, representando a sociedade ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente. Será retirado mensalmente um pró-labore para as administradoras fixado em comum acordo entre as sócias, sempre obedecendo aos limites legais da legislação do imposto de renda.
A cada final de ano, as administradoras procederão a um levantamento, realizando a prestação de contas do balanço patrimonial, dos resultados econômicos apurados no exercício do período, e após deduções previstas e formação de reservas consideradas necessárias, os lucros/prejuízos serão distribuídos proporcionalmente entre as sócias.
A empresa atuará na sua atual cidade ou no seu bairro. O estabelecimento possui cinco concorrentes