Plano de negocio
Um dos maiores aliados do empreendedor na ocasião de realizar a avaliação da empresa, o Plano de Negócios deve ter uma estrutura sólida. Todavia, sabemos que não existe algum tipo de conteúdo padrão.
É uma ferramenta de extremo valor para a exibição profissional da empresa. Permitindo também que o empresário tenha a ajuda que necessita para avaliar no desempenho de acordo com as necessidades de cada empreendimento a real situação ao longo do tempo. Por isso que é fundamental colocar na ponta do lápis o seu plano de negócio! Principalmente quando estamos almejando adquirir capital ou recursos com investidores, bancos, órgãos de fomento ou ate mesmo apresentar sua ideia para convencer outros parceiros a investir. Enfim, abaixo vou demonstrar alguns tópicos ou os mais importantes de um plano de negócio: * Instrumento de negociação ajuda a levantar recursos
- Sempre demonstrar confiança e clareza no que se deseja do investidor;
- Colabora na aceitação de empréstimos e linhas de financiamento nos bancos.
* Integra o planejamento estratégico
- Analisa o quão intensamente a empresa está se sustentando dentro da estimativa;
- Observar em períodos com intervalos curtos e pré-determinados o rumo que a empresa desenvolveu com o desvio e se o mesmo foi benéfico ou danoso para operar no futuro.
* Examina a viabilidade do empreendimento nos aspectos mercadológico, financeiro e operacional.
- Está sempre desenvolvendo soluções ou mesmo ideias no que diz respeito de como você poderá conduzir o negócio de maneira eficaz;
- É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real.
* No decorrer do trabalho verifiquei que no mercado atual existe um percentual expressivo de empresas que fecham suas portas por não entenderem a importância real de um plano de negócios.
No âmbito da transação não podemos deixar de lembrar-se de suas estruturas...“A estrutura de um