Plano de negocio
PLANO DE NEGÓCIOS – Estrutura 1
(Sugerida para pequenas empresas manufatureiras em geral)
1. Capa. A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem lê o Plano de Negócios, devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.
2. Sumário. O Sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócios e a página respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seção.
3. Sumário Executivo. O Sumário Executivo é a principal seção do Plano de Negócios. O Sumário Executivo fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o Plano de Negócios. Portanto, deve ser escrito com muita atenção e revisado várias vezes, além de conter uma síntese das principais informações que constam no plano de negócios. Deve ainda ser dirigido ao público-alvo do PN e explicitar qual o objetivo do Plano de Negócios em relação ao leitor (por exemplo, requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes etc.). O Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do plano para ser elaborada.
4. Análise Estratégica. Nessa seção são definidos os rumos da empresa, sua visão e missão, sua situação atual, as potencialidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, seus objetivos e metas de negócio.
5. Descrição da Empresa. Nessa seção deve-se descrever a empresa, seu histórico, crescimento, faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, localização, parcerias, certificações de qualidade, serviços terceirizados etc.
6. Produtos e Serviços. Essa seção do Plano de Negócios é destinada aos produtos e serviços da empresa: como são produzidos, quais os recursos utilizados, o ciclo de vida,