plano de negocio
( Texto adaptado )
A princípio, podemos definir Plano de Negócio como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.
Através deste conceito podemos perceber que esta ferramenta administrativa serve como um apoio ao empreendedor, independente de sua formação e de seu tempo de experiência sobre o seu empreendimento em questão.
Porém, a razão principal de escrever um Plano de Negócio é que não conseguimos ver o negócio por inteiro. Cada empreendedor é especialista em alguma atividade. Portanto, o Plano de Negócio vem suprir esta dificuldade e mostrar o negócio de uma forma completa para empreendedor.
Outras razões para elaborar um Plano de Negócio podem ser constatadas, como:
1- Validar a idéia de um novo produto ou serviço.
2- Orientar a implantação de um negócio (servir de plano de vôo) 3- Promover a sensibilização de potenciais parceiros 4- Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial 5- Diminuir a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos 6- Diminuir riscos 7- Identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias 8- Desenvolver uma empresa já existente 9- Lançar um novo produto ou serviço 10- Ser um instrumento de comunicação para diferentes públicos
Mesmo com todas estas razões, poucos empreendedores ainda utilizam este documento como uma forma de planejar suas ações iniciais ou de gerenciar o seu negócio. Muitos, também, acreditam que o Plano de Negócio serve apenas para ser elaborado na abertura de um negócio. Esta crença é defendida até por alguns profissionais da área. Porém, prefiro acreditar que ele é tão importante na abertura quanto no seu desenvolvimento. A prova disso, é que