Plano de negocio de uma cafeteria
O Consumo de café sempre foi um hábito entre os brasileiros, seja em casa, no trabalho ou na rua.
A grande mudança que vem ocorrendo nos últimos anos é relativa à qualidade do café apreciado pelo consumidor brasileiro.
O Consumidor está mais exigente quanto a qualidade, consequentemente um café melhor, aumenta o consumo, uma vez que torna mais prazeroso o ato de degustá-lo. Além disso, questões comerciais internacionais, criaram condições para os produtores disponibilizassem seus cafés premium para o público nacional.
Somado a estas questões já apresentadas, temos ainda a estabilização econômica, que permite que mais e mais pessoas subam nas classes sociais, aumentando a base de consumidores de cafés premium.
Esse aumente pela procura de cafés finos, provoca a expansão de cafeterias e casas especializadas no ramo.
Marcas já consagradas como Frans Café e Café do ponto, aumentam suas unidades de atendimento e novas redes se estabelecem no pais, não só para a degustação do café, como a rede Starbucks, como também as lojas de venda de cafés finos e cafeteiras, como as Boutiques da Nesté, com sua linha de cafés Nespresso.
Estamos em momento de franca expansão do mercado e o inverno que se aproxima, torna ainda mais propício o investimento neste segmento, pela tradição do consumo de cafés quentes.
Claro que não devemos deixar de citar que o consumo de cafés gelados, também, está se tornando muito forte e vem sendo uma excelente opção para dar aquela energia especial para as atividades esportivas e pique total para as baladas.
(O Brasil ocupa a segunda colocação em consumo interno, sendo superado apenas pelos Estados