Plano De Melhoria De CSH
As prioridades relacionadas com a avaliação (avaliação de alunos e exames, avaliação de professores, avaliação de escola) tem levado a um especial enfoque nos resultados e nas estatísticas delas decorrentes, criando o risco de poder fazer esquecer algumas das opções do Projeto Educativo que definem a identidade do agrupamento.
Julgamos que a cultura de avaliação e de mérito é muito relevante, mas defendemos uma conceção mais ampla de avaliação, que não a pensa apenas como mensuração de resultados.
Julgamos que a finalidade da avaliação não deve ser apenas estabelecer uma seriação (de alunos, escolas, professores), mas também fornecer informações sobre o processo pedagógico, que permitam aos agentes escolares decidir sobre as intervenções e reajustamentos necessários.
Sugestões de melhoria nível global do agrupamento
Reduzir a burocracia
Reduzir a produção de documentos ao essencial, designadamente na área de avaliação de alunos, de avaliação de desempenho docente, de avaliação de escola e de direção de turma;
Ser claro e preciso na redação de qualquer documento cingindo-se ao que é realmente relevante;
Prosseguir a simplificação dos procedimentos administrativos. Gerir o tempo
Planear rigorosamente as reuniões dos Departamentos e do Conselho Pedagógico integrando-as nas horas disponíveis de 4ª feira, sendo as ordens de trabalhos estabelecidas de acordo com prioridades e possível limite de tempo para cada ponto.
Reflexões sobre os resultados 1º Período
Resultados
Estratégias melhoria
Filosofia
Deteta-se que os alunos das turmas ABC e SE do 10º ano obtém resultados bastante melhores do que os alunos das turmas H1e H2. Avança-se a hipótese explicativa de que entre os alunos deste último curso estarão muitos que não têm por objetivo o estudo das humanidades, mas sim o fugir apenas ao curso de Ciências e Tecnologias e não encontram nos cursos profissionais oferta que se lhes adeque. A essas razões soma-se o preconceito relativamente a