Plano de Marketing
RO/NF/UF/MF membranes
JOÃO LOPES
October,2013
Executive Summary
O mercado brasileiro de membranas está em constante evolução, principalmente pelo advento de novas tecnologias que permitem reduzir ou erradicar os pontos negativos deste processo de separação.
Culturalmente, o Brasil não está entre os países que utilizam esta técnica como forma de tratar a água. Considerado um país privilegiado pela qualidade da água disponível, a tecnologia de resina vinha sendo empregada abundantemente nas principais indústrias e apenas em indústrias com restrições específicas osmose reversa era empregada.
O alto custo com manutenções constantes e o emprego de uma gama de produtos químicos impossibilitavam a disseminação da Osmose Reversa como técnica principal.
Esta realidade tem mudado com o desenvolvimento de membranas avançadas, que entre elas se destacam: FRM (fouling resistant membranes) membranes, CRM (chlorine resistant membranes), nanofiltration membranes e ultrafiltration membranas.
No Brasil, nota-se o uso cada vez maior de membranas de ultrafiltração em indústrias de reuso e pré-tratamento para água do mar que tem empregado sistemas de bioreatores, assim como a tecnologia de nanofiltração utilizada no fracionamento de componentes minoritários entre outras aplicações.
A utilização das tecnologias de ultrafiltração e nanofiltração como polimento para a Osmose reversa por outro lado ajuda a alavancar o uso de membranas de RO em substituição aos leitos de resinas, por representar um investimento menos oneroso a longo prazo.
Segundo estudo da empresa japonesa NItto Denko, o mercado de membranas de RO representa hoje um universo de 22 mil unidades em operação. Atualmente, Dow e Hydranautics dominam o mercado com participação equilibrada. Ambas as empresas possuem contratos de fornecimento com distribuidores e OEM´s que tem ajudado a disseminar