DEFINIÇÃO DE LUZ
Para iniciarmos o estudo de Óptica devemos saber qual a definição que a luz recebe no seu estudo. Pois o estudo da óptica está diretamente ligado a natureza cognitiva da luz (Óptica Física) e a sua propagação e fenômenos ocorridos durante sua trajetória.
Na óptica a luz é considerada uma energia radiante. Mas o que seria uma energia radiante? É um tipo de energia que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas, como: ondas de radio, TV e inclusive a LUZ.
A energia radiante tem uma enorme velocidade de propagação. O meio que ela se propaga com maior velocidade é o vácuo que Chega a uma velocidade de
3,00. 105 km/s.
A luz tem uma freqüência diferente das outras energias radiantes que se estende do vermelho ao violeta.
Com todas as conclusões acima podemos fazer uma definição para LUZ dentro da óptica.
FONTE DE LUZ
Você sabe por que enxergamos os objetos? Os objetos enviam aos nossos olhos uma luz que nos permite enxergá-los. Assim podemos perceber porque que temos dificuldade de enxergar corpos negros, pois eles não emitem luz alguma.
Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ.
Fonte de luz primária
Fonte de luz secundária
Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria. Para que ocorra a emissão de luz por elas é necessário que ocorra a difusão, outros corpos refletem luz para todos os lados dos corpos de fonte de luz secundária assim eles emitem a luz recebida de outros corpos.
Desta forma, Newton conseguiu explicar um fenómeno natural que há muito deixava as pessoas intrigados - o arco-íris:
O arco-íris forma-se quando um raio de luz branca atravessa uma gota de água, deixando ver todas as cores que o constituem. As cores presentes num raio de luz branca são as indicadas em seguida:
Das cores apresentadas acima, há três que são fundamentais e que combinadas permitem obter todas as outras. São elas o Vermelho, o Verde e o Azul.