Plano de marketing
Bibliografia Básica: Administração de marketing 12ª edição
Philip Kotler e Kevin Lane Keller – Páginas 236 a 261.
Identificação de segmentos de Mercado e seleção de mercados alvo Marketing
Por Leonardo Hoff dos Santos
01/04/2005
A palavra "market" significa mercado, e a terminação "ing" foi acrescentada para sugerir sua dinâmica de acompanhar a contínua mudança que ocorre nos hábitos, necessidades e desejos dos mercados-alvo, ou seja, caracterizando um “mercado em ação”.
Em um conceito próprio, marketing é o processo de planejamento, concepção, execução e controle de programas e fatores (preços, promoções e distribuição de produtos, serviços, idéias, eventos etc.) com o intuito de criar trocas que venham a satisfazer aos objetivos sociais ou organizacionais, particulares ou coletivos.
Assim, pode-se dizer que toda iniciativa que tenha como objetivo conquistar novos clientes, melhorar seus produtos ou serviços ou, ainda, o relacionamento de sua empresa com seus clientes, a fim de torná-los mais fiéis e satisfeitos, trata-se de uma iniciativa de marketing.
CAP. 1 – IDENTIFICAÇÃO DE SEGMENTOS DE MERCADO E SELEÇÃO DE MERCADOS-ALVO. 1.1 – INTRODUÇÃO:
Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características.
A empresa precisa identificar os segmentos de mercado que poderá atender com mais eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica.
Às vezes, equivocadamente, profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos.
Para competir com mais eficácia, muitas empresas estão optando pelo marketing de mercado-alvo. Em vez de dispersar seus esforços de marketing (abordagem