Plano de marketing
Talvez as pessoas não percebam, mas cada vez mais as empresas têm um alto grau de comprometimento e responsabilidade perante seus consumidores/usuários e com a sociedade em geral, pois delas se esperam: 1) que sejam desenvolvidos produtos e/ou serviços que atendam as necessidades dos consumidores; 2) que esses produtos/serviços sejam de qualidade; 3) que tenham preço baixo; e, 4) que contribuam para a melhoria de vida das pessoas.
Para área de Marketing, responsável pela identificação dessas necessidades e desejos, desenvolvimento e colocação do produto no mercado devidamente adequado às expectativas dos consumidores e em padrões de qualidade definidos pela organização e excelente nível de competitividade não é tarefa fácil. Mas afinal, o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário!
É justamente na busca dessa vantagem competitiva, que a moderna empresa alia as funções da qualidade às do marketing, como estratégia para torná-la mais efetiva no nicho mercadológico onde atua. Hoje, mais organizações do que nunca aceitam o desafio de oferecer, por exemplo, um atendimento diferenciado a seus clientes. E as respostas desses consumidores a esse atendimento - que nada mais é do que uma ação da qualidade associada ao marketing - tem sido credibilidade e confiança.
Marketing Vs Qualidade
A preocupação básica da área de Marketing, como vimos, encontra-se entre a possibilidade de produção e as necessidades e desejos dos consumidores.
Entretanto, hoje os consumidores/usuários buscam "algo mais": a qualidade, representada por serviços com benefícios adicionais associados aos produtos/serviços, tais como: facilidades de aquisição e pagamento, nível de atendimento, assistência técnica do pré e do pós venda etc.
Na verdade, essa mudança no comportamento do consumidor é apenas a ponta do "iceberg" de suas necessidades e desejos. Dinheiro é um produto escasso no mundo. Ele também deseja comprovar qualidade a baixo preço, questiona