Globalização
Consiste em um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. É chamada de "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Este processo se encaixa no contexto de Aldeia Global, no qual as distâncias ficam cada vez mais curtas facilitando as relações, econômicas, culturais e a comunicação entre os países, criando uma verdadeira rede de conexões Global.
A globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Uma importante característica da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias, facilitando as relações econômicas entre (bancos, casas de câmbio, financeiras) que criaram um sistema fácil e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial.
2. A Globalização Mundial
Um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais. Por qualquer ângulo que se olhe, percebemos que cada indivíduo vive hoje numa sociedade mundial. As pessoas se alimentam, se vestem, moram, são transportadas, se comunicam se divertem, por meio de bens e serviços